Procura-se um Mr. Thornton!

757814_Ampliadapor Ethel Duveen

A jovem Margaret Hale vive na pacata e bucólica cidade de Helstone, no Sul da Inglaterra. Seu pai é um clérigo e intelectual que ao se ver duvidando das doutrinas da igreja, resolve abandonar o sacerdócio e mudar-se com a família para a cidade industrial de Milton, no Norte.
Mr. John “Maravilhoso” Thornton é um poderoso industrial de Milton que dirige com mão de ferro sua fábrica de tecidos de algodão. Thornton mora com sua irmã, Fanny, e com sua mãe, uma viúva altiva e solitária. O orgulho que a Sra. Thornton sente do filho faz com que sua relação com ele seja quase incestuosa, para a Sra. Thornton nenhuma mulher é digna de seu precioso John.

Quando os Hale chegam a Milton, Mr. Thornton torna-se o mais ilustre pupilo do Sr. Hale. Margaret, por sua vez, fica chocada com as condições insalubres dos empregados nas fábricas do Norte e acaba fazendo amizade com o líder sindical Nicholas Higgins. O sindicato está em plena guerra contra os patrões em Milton e Thornton vê a estreita relação de Margaret com o proletariado como uma afronta pessoal a ele.
John Thornton sente uma irresistível atração por Margaret mas, devido a sua origem humilde, não se considera digno dela, que para ele é um modelo de virtude, elegância e beleza. Margaret custa a admitir que sente alguma coisa por Thornton, e quando ele se declara ela o rejeita, criando uma barreira quase intransponível entre os dois.

“ – Apenas mais uma palavra. A senhorita me olha como se pensasse que meu amor pode contaminá-la. Você não pode evitar isso. E, ainda que pudesse, não tenho como limpá-la dessa contaminação. E não faria isso, ainda que pudesse. Jamais amei qualquer mulher antes. Minha vida sempre foi muito ocupada, meus pensamentos sempre absorvidos em outras coisas. Amo e continuarei amando. Mas não tenha medo de muitas demonstrações da minha parte.”

Sabendo que não tem nenhuma chance com Margaret, Thornton passa a tratá-la com extrema frieza, mas, em segredo, continua protegendo e ajudando os Hale de todas as maneiras que consegue.
Ao longo da narrativa diversas situações levam Margaret e Thornton a travar um embate de vontades, onde o orgulho dele e a altivez dela se sobrepõem até o último momento à inegável paixão que sentem um pelo outro.
Através das perspectivas opostas desses fascinantes personagens “Norte e Sul” retrata a realidade do início da Revolução Industrial na Inglaterra do século 19, onde os operários eram considerados parte da engrenagem mecanicista das fábricas; nada além de um meio para ajudar os patrões a acumular capital.
O leitor moderno pode sentir falta do ritmo acelerado da literatura contemporânea, mas os fascinantes personagens e a temática atemporal do conflito de classes tornam esse romance um saboroso e imperdível passeio pela era vitoriana.

Em adaptação para a televisão de Norte e Sul, Mr. Thorton é vivido por Richard Armitage e Margareth Hale é interpretada por  ‎Daniela Denby-Ashe.

tumblr_mtbympRFAX1rxqag1o1_500.gif

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s