Moça com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring- 2003)

Moca-com-Brinco-de-Perola-papo-de-cinema-5

por Mariana Guarilha 

trabalhandoJohannes Vermeer, pintor do século XVII vive o drama de ter alimentar sua grande família e ainda assim manter a arte em seu trabalho. Está constantemente enfrentando as cobranças de sua esposa, e até mesmo os empregados o julgam quando demora meses a entregar seus quadros aos mecenas, ainda que a família contraia dívidas até mesmo para se alimentar.

Griet é uma camponesa filha de um pintor de cerâmica que se vê cego e é obrigado a enviá-la para cidade para trabalhar como criada. Quando chega a casa de Vermeer é delegado a ela tarefas comum, como cuidar da roupa e ir ao mercado buscar carne e limpar o estúdio do mestre quando ele não estivesse pintando. Com o tempo fica claro o interesse de Griet pela pintura, o que gera alguma condescendência por parte do mesmo que com o tempo transforma-se em legítima amizade.

a-moça

pub09Vermeer passa a conversar sobre suas pinturas dom Griet e passa a delegar tarefas do estúdio como a preparação dos pigmentos.Quando um mecenas conhecido por desrespeitar uma criada que posou com ele em um quadro anterior coloca suas atenções inconvenientes em Griet, Vermeer faz um estranho trato para protegê-la, a tornando assunto de um novo quadro para seus mecenas, a ser retratada sozinha.

Para retratá-la o mestre passa cada vez mais tempo com sua criada, que por sua vez demonstra algum fascínio por ele , mas continua a viver normalmente, despertando inclusive o interesse do filho do açougueiro.

Como os dois personagens falam muito pouco, a história é contada em olhares e entrelinhas fazendo com que o filme seja extremamente sutil e delicado. O filme foi baseado no livro de Tracy Chevalier.

vermeer02

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s