(Review) Outlander 2:11-Vengeance Is Mine

por Ethel Duveen

outlander-s02e11-vengeance-is-mine-1080p-mkv_000127044Correndo o risco de ser redundante, vou começar pelo começo. Apenas porque o começo foi genial.
A introdução nos mostra uma peruca sendo empoada e penteada. Vemos apenas as mãos que a penteiam ajeitando os cachos e então a peruca cai e fica esparramada no chão. Parece uma imagem inofensiva, mas no final do episódio ficará muito claro quem é o dono dessa peruca e porque ela está caída no chão. Genial!
BN-ON234_comman_G_20160616154355No início do episódio Claire nos informa que meses se passaram desde a Batalha de Prestonpans e que, no momento, o exército jacobita está estacionado.
Claire está arrancando um dente de uma paciente e eu vejo a assinatura de Diana Gabaldon nessa cena – para quem não sabe, foi ela quem escreveu o roteiro desse episódio. Quem leu os livros sabe que Diana adora descrever em detalhes todos os tratamentos que Claire administra em seus inúmeros pacientes ao longo da história.
Novamente os líderes da revolução discutem sobre estratégias militares, porém dessa vez Murray e O’Sullivan concordam que os homens de Charles Stuart devem retroceder. A visão do Príncipe é diferente, ele quer marchar para Londres pois acredita que Deus vai entregar a cidade em suas mãos, mas Jamie Fraser é o único a apoiá-lo nessa decisão. O Príncipe sai furioso da reunião e O’Sullivan vai em seu encalço.
Jamie avisa Ross que eles devem bater em retirada e que vai levá-los de volta para Lallybroch. Ele também promete para Claire que vai garantir a segurança dela, aconteça o que acontecer.Outlander-2x11-5
Na cena seguinte fica mais uma vez evidente o toque de Diana Gabaldon. Claire está dormindo e Jamie ora em gaélico pedindo a proteção de Deus sobre sua amada. Claire acorda e manda que ele se deite com ela. Mulher inteligente! Claire pergunta o que ele estava dizendo e Jamie responde com uma das citações mais lindas do livro 2. Jamie diz que suas palavras não terão sentido se ela estiver acordada e que seus sonhos entenderão o que ele está dizendo para ela.
(ALERTA VERMELHO: ATAQUE DE FÃ A SEGUIR). Eu me pergunto, porque a Starz sempre coloca Jamie sem camisa nessas horas? Isso não vale, é golpe baixo. Não sei se ouço as lindas palavras de amor de Jamie ou se olho para o tórax indefectível de Sam Heugham. Bem, nada disso importa, uma vez que todas nós assistimos a série apenas pelo contexto histórico, não é mesmo? Ainda assim, tenho alguns agradecimentos a fazer: Obrigada Starz, por deixar Diana escrever esse episódio. E obrigada Diana, por ter criado Jamie Fraser e suas incomparáveis palavras de amor. Ah sim, obrigada Mrs. Heugham, você nos deu um super presente quando trouxe Sam ao mundo!
Voltando ao episódio. Na manhã seguinte Dougal chega revoltado trazendo uma carta com instruções para Jamie ir buscar provisões para o exército em Inverness – O’Sullivan e Murray querem afastá-lo de Charles Stuart. Jamie diz que vai falar pessoalmente com o Príncipe, mas Dougal avisa que ele já partiu e ainda por cima levou consigo o cavalo de Jamie.BN-ON238_redcoa_M_20160616154730
Jamie marcha com seus homens em direção à Inverness e quando eles param para descansar são atacados pelos Casacas Vermelhas. Os homens se dispersam e fogem a cavalo, Rupert é atingido por um tiro no olho. Dougal pula no cavalo de Rupert para apoiar o amigo e eles conseguem despistar os soldados britânicos. Os homens param para Claire cuidar de Rupert e se escondem em uma igreja. Novamente Diana faz questão de mostrar em detalhes o procedimento cirúrgico da remoção da bala que se alojou no olho de Rupert.
Mais tarde a igreja é cercada por um destacamento do exército britânico e os homens de Lallybroch se veem sem saída. Jamie diz que vai se entregar em troca da liberdade de todos, mas Claire e Dougal protestam dizendo que se os soldados o pegarem, irão matá-lo dessa vez. Claire sugere barganhar fingindo-se de refém, como fizeram com o jovem Grey, e diz que eles podem entregá-la em troca da liberdade dos outros. Jamie diz que jamais irá entregá-la e Claire o lembra que ela é Lady Broch Tuarach e que a vida daqueles homens é sua responsabilidade também. Finalmente Jamie aceita sua sugestão e promete resgatá-la em breve. Claire sai fingindo estar desmaiada nos braços de Dougal, para evitar que Jamie seja reconhecido pelos britânicos.

BN-ON230_blade_M_20160616154048
Jamie manda Murtagh e Dougal levarem os homens de volta para Lallybroch, mas Dougal e Murtagh dizem que seria arriscado demais para Jamie ir sozinho e que Murtagh deve acompanhá-lo no resgate de Claire.
Enquanto isso os Casacas Vermelhas marcham com Claire e param em uma estalagem para descansar. O velho amigo de Jamie, Hugh Munroe, está mendigando na porta da estalagem e vê quando eles entram com Claire. Na manhã seguinte o Tenente britânico diz para Claire que recebeu ordens do Capitão para levá-la à Belmont. Claire consegue enganar o Tenente e avisar Munroe para onde está sendo levada. O oficial conversa com Claire e diz que a levará para a casa de um nobre inglês que lhe dará abrigo. Ao chegar na casa Claire percebe que esse nobre é ninguém menos que o insuportável Duque de Sandringham.
BN-ON245_duke_G_20160616155501O Duque recebe Claire e finge que não a conhece. Mais tarde os dois conversam sozinhos e o Duque lhe diz que sua casa está sendo vigiada por soldados de Rei George. O Duque diz que está sendo acusado de ser um simpatizante do movimento jacobita. Sandringham propõe à Claire que eles façam um acordo: o Duque permitirá que ela envie uma mensagem avisando Jamie da presença dos soldados, desde que ela prometa que eles levarão o Duque consigo quando Jamie resgatar Claire. Claire aceita a proposta e escreve a mensagem em gaélico. Ela diz que a mensagem deve ser entregue à um mendigo chamado Hugh Munroe e que Hugh fará com que a mensagem chegue até Jamie. O valete do Duque parte para fazer a entrega.
Na casa de Sandrigham Claire reencontra sua amiga Mary Hawkins. Mary está desesperada porque seu padrinho, o Duque, quer forçá-la a se casar com um nobre legalista britânico.

Outlander-2x11-830x548

Mais tarde Claire está novamente com o Duque quando seu valete chega. Ela o reconhece como sendo um dos homens que a atacaram em Paris. Claire acusa o Duque de ser o mandante do ataque e ele diz que a ideia foi do Conde de St. Germain. Os dois discutem e Sandringham acaba confessando que Jamie está prestes a cair em sua armadilha pois ele já avisou os Casacas Vermelhas da chegada de Jamie. O Duque manda que seu valete tranque Claire em um quarto até a chegada de Jamie, quando ele entregará ambos nas mãos de seus opositores. (Adoro o sarcasmo do Duque quando diz que será muito romântico o fato deles serem enforcados juntos. Simon Callow é um ator brilhante e enriqueceu demais o personagem, vai fazer falta.

Outlander Season 2 2016Da janela de seu quarto Claire vê Hugh Munroe no jardim da mansão e nesse momento Mary chega e a liberta. Claire decide ir até o jardim avisar Hugh que eles estão prestes a cair em uma emboscada, porém ela se depara com Sandringham na cozinha. O Duque a detém e lhe pede que conte em detalhes como foi que ela matou o Conde de St. Germain, Claire diz que foi tudo um acidente. Mary Hawkins entra na cozinha e o Duque, irritado, a dispensa. Mary vai até a entrada da casa e consegue avisar Hugh Munroe que Claire está com o seu padrinho na cozinha. O valete do Duque encontra Mary na porta e a leva de volta para Sandringham. Mary diz que queria fugir porque não suporta a ideia de se casar. Nesse momento Jamie invade o aposento e o valete do Duque faz Claire de refém e manda Jamie soltar sua adaga. Ao ver Jamie o Duque imediatamente coloca sua peruca na cabeça, ele quer parecer composto diante de Jamie. (Esquece isso Clarence, você não tem a menor chance com o escocês). Murtagh entra pelo outro lado e Claire aproveita a distração de seu atacante para se libertar. Jamie imobiliza o valete e Claire diz que foi ele quem a atacou em BN-ON101_head_M_20160616123819Paris. Desesperado, o valete grita que o mandante do ataque foi o Duque. Jamie dá um soco no valete e o deixa desacordado, ele agarra Sandringham pelo pescoço e arranca a peruca de sua cabeça. Jamie olha para seu padrinho e sabe que Murtagh deseja, ele mesmo, vingar as mulheres pelo ataque em Paris. Jamie solta Sandringham enquanto Mary ataca e mata o valete com uma adaga. Murtagh ataca Sandringham e com um machado arranca a cabeça do Duque. Cheio de sua dignidade Highlander, Murtagh se ajoelha diante de Claire e Mary e deposita a cabeça do Duque no chão. “Eu mantive minha palavra e agora coloco a vingança à seus pés.”
Mary diz que é melhor eles irem embora e o episódio termina com a imagem do corpo do Duque, que jaz inerte e sem cabeça no chão da cozinha. Digno de Diana Gabladon.

13487826_959458524170986_1881414510_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s