A Promessa da Rosa – Babi A. Sette

A Promessa da Rosa em alta.jpg

por Mariana Guarilha

A Promessa da Rosa foi o primeiro livro da brasileira Babi A. Sette que tive em mãos  e fui surpreendida positivamente em alguns aspectos: o livro possui reviravoltas surpreendentes e sua protagonista que tem sonhos e interesses além de um bom casamento e um futuro tranquilo, é apaixonante. Também percebe-se que há um trabalho de pesquisa para ambientação histórica e uma preocupação em delinear bem mesmo os personagens secundários, tudo isso dá origem a uma história que nos envolve já nas primeiras páginas.

Kathelyn é uma mulher ímpar, além de seus interesses pela arte clássica e história de civilizações antigas, ela ainda parece ostentar um desprezo pelas rígidas regras da sociedade inglesa vitoriana. Apesar desse desdém pela pompa da aristocracia, como filha de um Conde, ela sempre transitou nos mais estritos círculos da sociedade, ainda que cause algum estranhamento em seus pares. Apesar de fazer troça com as ambições de outras moças sobre um bom casamento, acaba se apaixonando pelo Duque de Belmont, um nobre rico e influente.

Ainda que tudo em Belmont pareça remeter aos velhos costumes, ele mostra-se um tanto progressista. Sempre envolvido em escândalos com suas amantes, ele aprendeu cedo que a um Duque quase tudo é permitido. Belmont também possui ideias muito próprias a respeito do futuro da sociedade e busca assegurar-se neste futuro diversificando seus investimentos e associando-se com novos ricos oriundos das classes mais baixas. Apesar dessa postura, quando se vê em situações-limite, muitas vezes destila preconceitos e em alguns momentos, achei difícil perdoá-lo. O ponto fraco do livro é seu herói romântico, por vezes inseguro e orgulhoso demais para que nos apaixonemos por ele. Apesar dessa ressalva, estou ansiosa para ler mais livros da autora que me ganhou com suas mulheres fortes e com dramas mais pesados do que estou acostumada a vivenciar na literatura de época por escritoras contemporâneas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s