Perdida-Carina Rissi

perdida__1377657327bpor Mariana Guarilha 

Sofia tem a vida comum de uma jovem adulta de nossa época: um trabalho que lhe garante viver com certa tranquilidade , um grupo de amigos que deixa sua existência mais fácil, um apartamento que está sempre muito bagunçado, mas que é só seu. Ela só sente dificuldade de se conectar com alguém para ter um relacionamento amoroso. Quando é obrigada a comprar um novo celular, se vê vítima dos ardis de uma entidade desconhecida que a faz voltar no tempo.

Quando Sofia é transportada a um Brasil Império que mais parece a Inglaterra Vitoriana, a primeira pessoa com quem faz contato é Ian Clark. Ian é um jovem senhor de terras, responsável pela irmã mais nova e pelo destino de um sem número de empregados. Ele é muito cavalheiresco e está sempre se espantando com os modos pouco usuais de Sofia. Ele é um herói romântico apaixonante, e seus modos reservados fariam suspirar até a mais exigente das leitoras.

Porém, com Sofia eu não consegui me conectar, e isso é um grande empecilho para um romance de época. Me irritei demais com Sofia , uma mulher adulta, mas que não conseguia deixar de falar como uma adolescente e que parecia desprovida da capacidade de adaptar-se em um novo contexto social. Creio que o público alvo da série de Carina Rissi sejam as adolescentes, mas ainda assim ela poderia ter pesado um pouco menos nos maneirismos da protagonista.

Outro problema foi o apagamento da escravidão na história, uma solução que me deixou dividida: por um lado acho mesmo que não temos que inserir uma mácula histórica de forma leviana se não vamos tratar o drama dos escravos com o devido respeito, por outro lado me parece um tanto covarde se esquivar da reflexão social só para que o livro seja mais leve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s