O Triunfo de Sharpe – Bernard Cornwell

O-Triunfo-de-Sharpe_web.jpgpor Mariana Guarilha 

No segundo volume de As Aventuras de Sharpe, o agora sargento do Exército de sua Majestade, enquanto persegue um desertor da Companhia acusado de insuflar seus homens a assassinarem um ourives, se verá envolvido em uma das mais sangrentas batalhas comandadas por Arthur Wellesley, o futuro Duque de Wellington.

Sharpe presenciou a chacina de uma pequena guarnição pelo desertor e junta-se ao seu velho amigo McCanddles em perseguição a ele. McCanddles é um oficial devoto da Companhia das Índias Orientais que dividiu o cativeiro com Sharpe quando estavam a mercê do Sultão Tipu. Ele confidencia a Sharpe que não espera sobreviver a essa última missão antes de sua aposentadoria, e mesmo assim está disposto a cumpri-la com afinco.

William Dodd, o desertor que perseguem, se juntou ao exército da Confederação Mahratta que ameça o domínio Inglês na Índia. A Confederação Mahratta possuía muito mais soldados, canhões e gabava-se de recompensar muito bem aos seus soldados europeus. Naquele momento havia uma dúvida razoável sobre a Inglaterra ser capaz de manter seus domínios na Índia.

O livro narra dois conflitos reais comandados por  Arthur Wellesley: Cerco de Ahmednuggur e a Batalha de Assaye. Essa segunda, uma das que o Duque de Wellington mais se orgulhava, apesar de não estar entre as mais famosas que ele comandou. De fato, o Duque de Wellington apontou Assaye como sua melhor batalha mesmo após lutar na França e na Espanha e até mesmo ter vencido Napoleão em Waterloo.

É neste volume que Richard Sharpe experimenta pela primeira vez  uma batalha real e descobre sua perícia e gosto pela chacina. O esperto Sargento também experimenta a ambição de  ter o status de oficial e voltar para onde foi uma criança órfã com orgulho.

2-12th_Madras_Native_Infantry_at_the_Battle_of_Assaye,_1803._Painting_by_JC_Stadler_(1780-1822),_c._1815..jpg

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s