Sonho Febril – George R.R. Martin

edf8Fgx.jpgpor Mariana Guarilha 

Sonho Febril conta a história de uma amizade improvável. Quando o Capitão Abner Marsh teve um revés e perdeu quase todos os seus barcos, ele recebe uma proposta tentadora: o estranho Joshua York se oferece para construir o melhor e mais luxuoso barco que ele já teve, em troca apenas de seu conhecimento sobre o rio e sociedade em seu negócio de vapores.

Embora Marsh estranhe quão generosa é a proposta e questione qual o interesse de York, ele concorda em não fazer muitas perguntas e em respeitar os estranhos hábitos de seu novo sócio.

York e Marsh são homens tão diferentes que poderiam ser descritos como opostos. Marsh é um homem do rio, acostumou-se a dura vida a bordo. É conhecido por ser honesto e confiável, porém um tanto rude. Dizem que não há outro homem tão feio como Marsh em todo o rio: ele é gordo, teve seu nariz achatado e seu rosto é cheio de verrugas que nem mesmo sua barba cultivada consegue esconder, por causa disso o capitão nunca se sentiu a vontade com as mulheres, especialmente as mulheres bonitas.

fevre_dream

Joshua York é o tipico vampiro: charmoso, de aparência etérea, ele conquista a confiança de todos a bordo, ainda que as pessoas costumem a questionar seus estranhos hábitos. Uma das condições de sua sociedade , seria poder trazer seus amigos a bordo sempre que fosse de sua vontade e são esses amigos que passam a incomodar o Capitão Marsh. 

george-r-r-martin-fevre-dreamOs vampiros de George R.R. Martin são clássicos em muitos aspectos: não podem conviver sonho-febril-personagens-1com a luz do sol, são mortos através de decapitação ou fogo. Sua sede de sangue os leva a carnificina e tem poderes como força, longevidade e um domínio da presa através do olhar. A única diferença do mito clássico é que eles nunca foram humanos, sendo uma espécie separada da nossa. No antagonista de York, Damon Julian temos ainda mais características desse vampiro clássico, para quem a matança perdeu o impacto e a vida carece de significado.

George R.R. Martin  como sempre é mestre em nos emocionar, e o livro tem muitos méritos, do cenário encantador dos rios dominados por vapores luxuosos aos muito bem delineados aos personagens críveis. Para quem ama os vampiros criados por Anne Rice, Sonho Febril é leitura obrigatória.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s