Novembro de 63

por Ethel Duveen

O livro – Há três anos atrás um amigo me indicou um livro chamado “Novembro de 63”. Quando eu soube que o escritor era o mestre Stephen King me interessei na hora. Pela sinopse vi que era uma ficção científica narrando a história de um homem que viaja no tempo para tentar impedir o assassinato do presidente americano John F. Kennedy. Nós estávamos em uma livraria e já saí de lá com um exemplar em mãos, babando para começar a leitura. Adorei o livro.
Muitos livros depois, há alguns meses atrás, esse mesmo amigo me disse que produziram uma série em 8 episódios baseada em “Novembro de 63”. É claro que fui correndo procurar na internet.

1122630005
O nome da série é 11.22.63, que é o título do livro no original. Trata-se de uma produção recente, foi lançada em fevereiro desse ano, o livro é de 2011. Bem, e é sobre a série que vamos conversar agora.
A série – O personagem principal, Jake Epping/Amberson, é um professor de inglês que vive em uma cidadezinha no interior do Maine – estado americano onde o próprio Stephen King nasceu e vive até hoje.
nwp246FEATQuem dá vida à Jake na série é o americano James Franco, ator que gosto bastante por seu charme nada óbvio e pelos personagens pouco convencionais que costuma interpretar. Franco também é um dos produtores da série, os outros dois são o próprio Mr. King e o aclamado J. J. Abrams. Agora você se interessou, né?
A abertura – sempre presto atenção na abertura, em geral é um bom indicativo do cuidado da produção, essa começou muito bem. Preste atenção nas referências e no clima de suspense noir, que é a cara dos anos 60.
A históriaJake tem um amigo chamado Al, que é dono de uma tradicional lanchonete na cidade. Al descobre que na dispensa de sua lanchonete existe um portal capaz de transportar as pessoas no tempo.
A questão é que todas às vezes que Al faz a travessia ele acaba sempre caindo na mesma data, em outubro de 1960. Al acredita que há um motivo para isso e decide que sua missão é impedir o assassinato do presidente Kennedy. Mas o passado não quer modificado e as tentativas de Al são frustradas de várias maneiras. Al descobre que tem uma doença terminal e encarrega Jake de cumprir a tarefa que ele não conseguiu realizar.

recap-05
Ben_Mark_Holzberg2-932x1400Isso é só o começo da verdadeira história, que é sobre a vida de Jake durante os próximos três anos, enquanto ele faz de tudo para tentar frustrar o assassinato do presidente. Al avisa Jake que ele não deve se envolver muito com ninguém no passado, ele é um forasteiro ali e deve se lembrar disso. Mas o destino é caprichoso e Jake conhece uma bibliotecária divorciada e não consegue evitar se apaixonar por ela.
O roteiro já é suficiente para instigar qualquer um a assistir essa série, mas o figurino, cheio de vestidos dos anos 60, é um apelo irresistível para qualquer mulher que tenha a menor inclinação “fashionista” dentro de si, ou seja, todas nós.
A trilha sonora também cai como uma luva e faz você viajar para 1960 sem precisar sair do sofá de casa. Para deleite dos rapazes, e de muitas mulheres, eu inclusive, há uma coleção de carros da época que aparecem ao longo da história, eles são tão perfeitamente conservados/restaurados que parecem, eles mesmos, terem acabo sair de alguma concessionária americana do passado e se materializado na tela da televisão.
Sugiro fortemente que além de assistir essa excelente adaptação, você leia o livro que deu origem a série. Quando se trata de Stephen King não tem como dar errado.

Sarah-Gadon-in-11.22.63

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s