Tatiana e Alexander – Paulina Simmons

por Ethel Duveen

Segundo livro da saga “O cavaleiro de Bronze” (Contém spoilers dos volumes anteriores)

Tatiana & AlexanderQuando Dimitri Chernenko decide contar a verdade sobre o misterioso passado de Alexander e denuncia-lo para a NKVD, o jovem oficial não tem mais nenhuma esperança de sobreviver. Desesperado para salvar sua esposa, Alexander decide simular a própria morte com o objetivo de forçar Tatiana a fugir para América sem ele.
Tatiana tornou-se enfermeira da Cruz Vermelha e fica desolada com a morte do marido. Contrariada, ela acaba aceitando fugir com a ajuda do Dr. Sawyers, um médico americano que tem uma grande dívida de gratidão com Alexander.
Apesar de todas as evidências da morte de Alexander, Tatiana não deixa de ter esperanças e tenta, sem sucesso, deixar o passado para trás e refazer sua vida em Nova Iorque ao lado de seus novos amigos, a enfermeira Vikki Sabatella e o bondoso e apaixonado Dr. Edward Ludlow. Tatiana não consegue se esquecer das misteriosas palavras de Alexander quando eles se viram pela última vez e justamente quando suas esperanças estão se esvaindo, ela ouve o depoimento de um homem no rádio e finalmente compreende o significado das palavras de Alexander. Decidida a resgatar o marido, Tatiana deixa um pedaço de seu coração na América e parte para a União Soviética.

Surpreendentemente Alexander sobrevive aos impiedosos interrogatórios da polícia secreta de Stalin. Novamente ele é enviado para o front de batalha comandando um “pelotão suicida” de traidores do Partido. Sem as armas adequadas e sem nenhum comando coerente, Alexander e seus homens lutam com bravura contra os soldados de Hitler enquanto se embrenham nos rios e matas do território alemão. Pelos olhos de Alexander experimentamos os horrores do maior conflito armado que a humanidade já testemunhou.

14218155_1005908882859283_1484667259_n (1)
Para os soldados soviéticos nada é pior do que se imaginar exilados em uma prisão da Sibéria e é daí que vem a coragem suicida que acabou custando a vida de milhares de soldados russos e enfraquecendo o exército alemão, possibilitando a vitória dos Aliados. Alexander passa por diversos campos de prisioneiros russos, mas em meio a todo sofrimento sua maior dor é lembrar-se de sua amada Tatiana.
“Não havia como fugir de Colditz, tampouco era possível fugir dos pensamentos, dos medos da passagem do tempo, dos meses, dos anos. Quanto tempo poderia esperar uma esposa fiel pelo seu marido morto? Mesmo Tatiana, a estrela mais brilhante do céu. Quanto tempo poderia esperar até seguir em frente?

14182377_1005909579525880_28428952_n
Quanto tempo até ela soltar os cabelos loiros e, ao deixar o trabalho, sorrir a alguém que a faça feliz?
Alexander virou a cabeça para a janela. Ele tinha que fugir de Colditz. ”
Esse livro é muito sofrido, a narrativa intercala momentos sombrios do presente dos protagonistas com algumas lembranças belíssimas de seus dias de pura felicidade em Lazarevo. Pontuando esses momentos, há histórias da infância e juventude de Tatiana e Alexander que nos permitem entender melhor os valores e as motivações de cada um deles. Paullina Simons sabe conduzir as palavras e comover profundamente o leitor, fazendo com que viremos as páginas freneticamente, ansiando pelo momento de vermos Tatia e Shura juntos novamente. E muitas emoções ainda os aguardam no último livro dessa maravilhosa trilogia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s