Amor e Inocência (Becoming Jane- 2007)

por Mariana Guarilha

becoming-jane-anne-hathaway-291415_1280_960.jpgtumblr_mhwiysFpqN1rz7ailo1_500_largeO filme conta a vida da escritora Jane Austen e como uma história de amor mal resolvida a teria inspirado a escrever seu livro mais conhecido: Orgulho e Preconceito. É mesmo irônico que uma das mais conhecidas histórias de amor sobre amantes que se completam tenha sido inspirada em uma história com final agridoce, porém aos fãs de Jane Austen a ironia não é um ingrediente estranho já que sua obra está recheada de críticas mordazes a sociedade na forma da mais fina ironia.

Thomas Lefroy, o grande amor de Jane Austen  era um advogado que dependia da boa vontade de um excêntrico tio para conseguir seu sustento. Tinha fama de ser um libertino escandaloso e era considerado um perigo para uma jovem como Jane, filha de um vigário pobre e sem grandes perspectivas. Quando a sorte sorri para Jane e um cavaleiro de posses lhe pede em casamento, a afeição que sente por Lefroy coloca seu futuro em risco.

becoming-jane_46134

Becoming-Jane-becoming-jane-26988382-1764-1175Conforme conhecemos a história de sua vida fica fácil perceber como aquelas pessoas inspiraram os personagens de seu romance mais famoso. Porém me pegou de surpresa de que essas inspirações não estavam exatamente onde eu esperava. Amor e Inocência é um filme triste, que não nos poupa ao mostrar que os finais felizes só habitam nos grandes romances e não tem seu lugar na vida real e que a verdadeira Elisabeth teria seu coração realmente quebrado por Wickham e nunca se apaixonaria por Mr. Darcy.

A história da irmã de Jane , Cassandra, uma clara inspiração para Jane Bennet também não possui um final feliz. Ao roteiro de  Kevin Hood e Sarah Williams falta a ironia de Austen, e situações que poderiam facilmente ser satirizadas são apresentadas com gravidade.

BJ_FB_cover

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s