O Cavaleiro de Bronze – O Portão Dourado (Livro 1- Parte 2)

por Ethel Duveen

Contém pequenos SPOILERS do volume anterior (pequenos mesmo!)

367-663434-0-5-o-cavaleiro-de-bronze-serie-o-portao-dourado-livro-iiDurante o Cerco de Leningrado Alexander consegue tirar Tatiana e Dasha da cidade num caminhão de transporte do Exército Vermelho. Ele deixa as irmãs na pequena cidade de Molotov e volta para cumprir seu dever militar e ajudar os russos a furar o cerco alemão. As duas estão muito doentes e debilitadas pela fome, e quando as deixa, Alexander não tem certeza de que elas sobreviverão.
Seis meses se passam e Alexander não tem notícias de Tatiana. Seu comandante e amigo, o Coronel Stepanov, consegue uma licença para Alexander e ele parte em busca de sua amada. Tatiana agora vive na idílica vila de Lazarevo, com 4 senhoras que eram amigas de sua falecida avó.
O reencontro de Shura e Tatia é muito emocionante, ela está completamente recuperada e os dois não conseguem acreditar que estão juntos novamente. Em Lazarevo o casal protagoniza algumas das cenas de amor mais lindas que já tive o prazer de ler, só encontrando comparação com as cenas de Claire e Jamie Fraser, na saga Outlander. Overdose de amor e erotismo narrados com rara sutileza pela espetacular Paullina Simons.
Mas nada é fácil para nossos heróis e a licença de Shura é de apenas 30 dias, depois dos quais ele precisa retornar à Leningrado. Desesperada, Tatiana sugere que eles fujam para a Finlândia, mas ideia de desertar do Exército Vermelho era impensável para qualquer soviético: a única coisa que eles temiam mais do que enfrentar a poderosa artilharia nazista era cair nas mãos de ferro dos homens de Stalin.

Quando percebe que seus dias ao lado de Tatiana estão chegando ao fim, o desespero de Alexander o leva à beira da loucura, mas o amor e a devoção de Tatiana sempre o comovem e o trazem de volta à realidade. Alexander parte para Leningrado certo de que a morte o aguarda e obriga Tatiana a permanecer na segurança de Lazarevo.
A coragem e a lealdade de Alexander lhe rendem uma promoção a Major e uma medalha por bravura. O casal se corresponde por cartas, mas a aparente submissão de Tatiana esconde uma vontade férrea e ela acaba indo ao encontro de Shura.

“Quem vai cuidar de você se você for ferido? Quem vai enterrá-lo se você morrer? Enterrá-lo como você merece – com os reis e os heróis.
Sua,
Tatia”
“Quero que saiba que se alguma coisa me acontecer, não se preocupe com meu corpo. Minha alma não vai voltar para ele, nem para Deus. Ela vai voar direto para você, onde ela sabe que pode encontrá-la, em Lazarevo. Não quero estar nem entre reis nem entre heróis, mas com a rainha do lago Ilmen.
Alexander”

Amizades serão provadas, fidelidades questionadas e mais uma vez a força do desse amor terá que sobreviver a obstáculos quase intransponíveis, quando a única saída para a sobrevivência pode estar na distância de um oceano entre Shura e sua Tatia.

o-cavaleiro-de-bronze-o-portc3a3o-dourado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s