A Jovem Rainha Vitória (2009)

por Mariana Guarilha a-jovem-rainha-vitoria-02-g

Vitória era um poderoso trunfo nas mãos daqueles que queriam manobrar seu poder, única 19874342herdeira do trono inglês era extremamente controlada por sua mãe que esperava que ela assinasse um acordo de regência. Também  outros monarcas da Europa com conexões familiares com Vitória estão interessados em ter influência sobre ela, e é através destes estratagemas que ela conhece Albert, Príncipe da Bélgica.

Apesar de ter sido criada longe da corte, acredito que para maximizar a influência de sua mãe sobre ela, Vitória não é cega as motivações daqueles que a cercam. Ainda que todos queiram que ela abdique de seu poder, entregando as responsabilidades das coroas para pessoas pretensamente mais preparadas do que ela, Vitória resiste e dá início ao que seria um dos maiores reinados britânicos.

O filme parte do momento em que Vitória se descobre como herdeira do trono, e passeia por diversas situações sempre focando em sua personalidade decidida e sua mente afiada. Há também uma insistência em romancear seu relacionamento com o Príncipe Albert, ainda que se deixe claro que de início a aproximação entre eles se dê exclusivamente por motivos políticos.

Como os amantes passam grande parte do período retratado em países diferentes o roteiro abusa do uso das cartas em sua narrativa. Outro excesso da narrativa é que o embate pela influência entre o Lorde Mellbourne, conselheiro da Rainha Vitória e político experimentado, e o Príncipe Albert  insinua  um triângulo amoroso que não era necessário a trama.

Enquanto o roteiro assume sua predileção por retratar o romance entre Vitória e Albert, à produção de arte e aos figurinos fica a incumbência de nos apresentar um pouco sobre o período histórico. Com um elenco  com nomes como Emily Blunt (Vitória), Miranda Richardson e Rupert Friend e Paul Bettany, A Jovem Rainha Vitória se não entrega atuações memoráveis, também não erra o tom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s