(Review) Outlander 2:12 -The Hail Mary

por Ethel Duveen

outlander-s02e12-the-hail-mary-1080p-mkv_000127127Quando Jamie e Claire chegam ao acampamento do exército jacobita faltam apenas três dias para Batalha de Culloden. Eles estão próximos a cidade de Inverness e os valentes guerreiros highlanders estão quebrados e desmoralizados após meses de desnutrição e batalhas exaustivas. Todos querem apenas comer e descansar da viagem, mas Jamie envia Dougal imediatamente para patrulhar a região e descobrir a localização do exército britânico.
Claire está deprimida, pois todas as evidências indicam que não será impossível evitar que a fatídica Batalha de Culloden aconteça, Jamie tenta animá-la dizendo que ainda vai tentar fazer o Príncipe Charles mudar de ideia.
Claire vai à Inverness em busca de suprimentos médicos e lá ela encontra novamente sua amiga Mary Hawkins. Mary está magoada com Claire porque Alex lhe contou que Claire fez tudo para separá-los há meses atrás em Paris. Claire se desculpa com Mary e diz que gostaria de fazer uma visita à Alex.
Outlander-2x12Mais uma vez o conselho de guerra de Charles Stuart está reunido. O´Sullivan sugere que eles enfrentem os britânicos em Culloden e Jamie argumenta que os homens estão fracos demais e que seria mais prudente esperar novos suprimentos chegarem para fortalecê-los antes de mais uma batalha. O Príncipe decide que eles devem marchar para Culloden.
Claire de fato vai visitar Mary e Alex e para sua surpresa Black Jack Randall adentra o quarto do casal. Claire ameaça ir embora e Mary lhe diz que é Black Jack quem vem sustentando os dois. Claire diz para Mary que a doença de Alex não tem cura e sai do quarto. Black Jack vai atrás dela e pede que ela o cure, ou ao menos alivie a dor de seu irmão. Claire diz que fará isso, mas em troca ela quer informações sobre a localização e os planos do exército britânico.
Xa3olEM117Mais tarde Claire compartilha as informações com Jamie, que fica revoltado e pergunta se nunca eles irão conseguir se livrar de Black Jack.
Colum Mackenzie chaga ao acampamento, ele está muito doente e envelhecido. Jamie e Claire vão vê-lo e Claire o examina. Colum pede para Jamie deixá-lo sozinho com Claire e pede que ela lhe dê um remédio definitivo para acabar com sua dor. O Mackenzie conta para Claire que Geillis está viva e que o filho dela com Dougal foi adotado por um homem chamado William Mackenzie. Claire entrega um frasco com um entorpecente fatal para Colum e ele diz que está muito grato á ela.
Claire vai novamente visitar Mary e Alex, Black Jack desconfia do tratamento e acaba atacando Claire. Murtagh a defende imediatamente e os ânimos se acalmam um pouco. Alex pede que seu irmão se case com Mary para garantir o futuro dela e do bebê que ela está esperando. Black Jack diz que vai cuidar de Mary e da criança, mas que não pode se casar com ela. Ele sai do quarto e Claire pede que Murtagh o siga.

Outlander-The-Hail-Mary-2x12-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39716212-500-333
85Dougal chega ao acampamento e informa Jamie sobre a localização dos britânicos, confirmando a informação de Jack Randall. Jamie avisa Dougal da presença de Colum e diz que o irmão está esperando por ele.
Murtagh leva Claire até a taverna onde Black Jack está. No caminho ele se oferece para casar-se com Mary, de forma que Claire não precise pedir à Black Jack que faça isso. Claire diz que Mary estará mais amparada sendo viúva de um oficial porque ela sabe 13495181_613592105470024_8060541185176835584_nque Black Jack vai morrer em Culloden e sendo assim Mary não precisará ficar muito tempo casada com ele.
Claire encontra Jonathan Randall na taverna e pede que ele se case com Mary. Ele diz que não pode fazer isso pois tem medo de não conseguir conter seus impulsos sádicos. Black Jack provoca Claire perguntando se ela não sabe das coisas que ele fez com Jamie. Claire diz que sabe de tudo e Black Jack diz que não se arrepende de nada e que adorou ouvir os barulhos que Jamie faz quando está próximo do final. Claire lembra Black Jack de sua profecia sobre a morte dele, dentro de 2 dias, e diz que confia que o amor de Black Jack por Alex irá impedi-lo de machucar Mary.

Rosie-Day-as-Mary-Hawkins-Tobias-Menzies-as-Black-Jack-Randall-Episode-212-1
Colum se reúne com Jamie e Dougal e diz que seu sucessor será Hamish e que enquanto o menino não atinge a idade adulta quer que Jamie seja seu tutor. Dougal não aceita que Colum prefira um Fraser como líder dos Mackenzie e Colum diz que Jamie tem sangue Mackenzie e que ele é um líder mais capaz e mais popular entre os Mackenzie do que Dougal. Quando Dougal se retira do quarto Colum diz para Jamie: “Eu vivi minha vida com um corpo aleijado, meu irmão viveu a dele com a mente aleijada.”
Mary e Jonathan Randall se casam diante de um padre e tendo Claire e Murtagh como suas testemunhas.
O conselho de guerra de Charles Stuart decide dividir o exército em duas frentes e cercar os ingleses em Nairn, Jamie tem esperanças de que com isso ainda possa evitar que a Batalha de Culloden aconteça.
Gary-Lewis-as-Colum-Mackenzie-Graham-McTavish-as-Dougal-Mackenzie-Episode-212Dougal vai até o quarto de Colum e desabafa com o irmão dizendo que sempre o admirou e que o considerava invencível, ele diz que sofreu e chorou ao ver os membros de Colum cada vez mais distorcidos e atrofiados. Dougal reclama do silêncio do irmão e então percebe que Colum está morto. Dougal está muito emocionado e diz que o irmão mais uma vez o deixou no escuro, com todas aquelas palavras presas em sua mente e não-ditas para sempre. (Essa foi de longe a melhor cena do episódio. Graham Mactavish conseguiu, sem nenhum exagero cênico, expressar a dor e a mágoa profundas no coração aparentemente duro e frio de Dougal Mackenzie. Arrasou!)
Tobias-Menzies-as-Black-Jack-Randall-Caitriona-Balfe-as-Claire-Randall-Fraser-Episode-212Os irmãos Randall também estão se despedindo. Alex dá seu último suspiro e Black Jack ataca o irmão furiosamente, descontando da única maneira que conhece, toda sua dor e frustração. Mary chora e fica assustada e Claire a protege.
Jamie repreende Claire por ter incentivado a frágil Mary a se casar com um monstro. Claire diz que sabe que Black Jack irá morrer amanhã e que caso isso não aconteça ela está preparada para cumprir sua promessa e ajudar Jamie a matar Black Jack.
Cumprindo os planos de Charles Stuart, Jamie e o General Murray estão preparados para cercar o exército britânico, mas Murtagh chega dizendo que o Príncipe e O’Sullivan se perderam na mata. Jamie implora para eles atacarem mesmo assim, porém Murray ordena que eles batam em retirada. Não há mais esperança de evitar a Batalha de Culloden e o episódio termina com Murtagh dizendo que amanhã Charles Stuart terá sua batalha em Culloden Moor.
Assim como Jamie, Claire e Murtagh, nós sabemos qual será o desfecho da batalha que está por vir. Mesmo assim tenho quase certeza que nenhuma de nós está preparada para lidar com as consequências inacreditáveis que se sucederão à partir desse evento. Que os jogos comecem e que a Força esteja com cada uma de nós no próximo dia 09 de Julho.

Anúncios

Um comentário sobre “(Review) Outlander 2:12 -The Hail Mary

  1. Zaira Sena disse:

    Ethel, impressionante a visão que vc tem do episódio e consegue nos transmitir.
    Parabéns pelo review maravilhoso e dos detalhes que algumas vezes perdemos qdo assistimos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s