(Review) Outlander 2:10 -Prestonpans

por Ethel Duveenoutlander-exclusive-ss01-624x415tumblr_o8oif2IJb61tzy5xgo1_1280“A guerra sempre tem um gosto amargo.” Essas são as últimas palavras de Jamie para Claire no final do episódio. Contabilizando os ganhos e as perdas da Batalha de Prestonpans somos obrigadas a concordar com ele. Mas por enquanto vamos voltar ao começo.
Claire vê um Highlander morto na floresta e conclui que já presenciou mortes demais em sua curta existência. Infelizmente sabemos que muitas outras ainda virão.
Na cena seguinte há uma acalorada discussão entre o General Murray e John O’Sullivan sobre partir ou não para o ataque contra os britânicos. Jamie interfere dizendo que seria perigoso partir para o ataque através do terreno pantanoso e eles acabam não chegando a nenhuma conclusão.
Charles Stuart pede que Jamie oriente Claire a cuidar dos soldados britânicos feridos assim como fará pelos escoceses, afinal eles também são súditos de seu pai. (Muito nobre e digno da sua parte Charles, ponto pra você.)
Angus e Rupert discutem com Ross e Kincaid, Murtagh dá um basta na briga e Jamie chega chamando Dougal para um a conversa privada. Jamie diz para Dougal que eles precisam resolver o impasse que se instalou no exército jacobita e para isso eles devem testar o terreno que os separa do inimigo. Dougal se oferece para ir no lugar de Jamie, ele sabe que será muito perigoso, mas está disposto a se arriscar para cair nas graças do Príncipe.
GrahamMcTavishasDougalMackenzie-Episode210-2-e1465695738830Montado em um monumental cavalo branco Dougal abre os braços e cavalga na direção do exército britânico. A bravura de Dougal logo é recompensada, Charles Stuart se aproxima e fica encantado com a coragem do MacKenzie. O cavalo atola na lama e os Casacas Vermelhas abrem fogo cerrado contra Dougal. Dougal consegue desatolar o cavalo e voltar para o lado do exército Highlander com apenas um arranhão na cabeça. Charles o saúda com um abraço e Dougal diz que as notícias não são boas, o terreno é muito pantanoso.
Mais uma vez os jacobitas discutem, o General Murray acha melhor voltarem para Edimburgo, mas Charles quer lutar e diz que não vai recuar agora que o inimigo está bem na frente deles.
960Enquanto isso Claire está organizando as mulheres no hospital improvisado e distribuindo tarefas entre elas. Fergus chega trazendo um rapaz, Richard Anderson, para falar com Claire. Anderson diz que aquelas terras são de seu pai e que as conhece como a palma de sua mão. Ele pede para falar com Lord Murray. Fergus chama Jamie e eles levam Anderson até o alto comando. O rapaz diz que tem certeza que poderá levá-los em segurança até o exército britânico. O Príncipe hesita, mas Jamie diz que a demora no ataque pode ser fatal e, apoiado pelo General Murray e por Jamie, Charles dá a ordem para atacar.
Outlander-2x10-830x548Ross e Kincaid fazem promessas de cuidar da família um do outro, caso um deles venha a cair na batalha. Angus, inspirado pelas promessas dos companheiros, diz para Rupert que ele pode ficar com sua espada e sua adaga, caso o próprio Angus venha a cair.
Jamie se aproxima de Murtagh e pergunta por que ele está angustiado. Murtagh diz que morrer naquela batalha será uma morte sem sentido, ele será apenas mais um. Jamie responde dizendo que quase perdeu seu casamento em Paris tentando impedir tudo aquilo e que agora só lhes resta lutar.
Outlander_2.10_prestonpans_fergus_in_battle (1)No hospital, Fergus pede para acompanhar Jamie na batalha, mas Jamie responde que precisa dele cuidando de Claire. Angus pede um beijo de despedida para Claire, enquanto Rupert diz que não vai se despedir, porque nenhum deles vai morrer naquele dia. Jamie se despede de Claire com um beijo terno apaixonado (Desse jeito eu não aguento, Jamie). São palpáveis o medo de Claire e a confiança de Jamie na vitória, bem como a dor e a tristeza de ambos pela separação. Claire pede para Murtagh cuidar de Jamie, ao que ele responde “Sempre”. (Oh, nosso querido e leal Murtagh).
Os homens partem e Claire dá uma ordem para que as mulheres descansem e percebe que Fergus não está lá.
Guiados pelo jovem Anderson, os escoceses avançam pelo solo firme. Charles Stuart quer participar da batalha, mas Jamie pede para o General Murray cuidar dele e diz que ele não pode se arriscar. O Príncipe fica visivelmente emocionado com a atitude de Jamie.(Agora não dá mais para ignorar, esse Príncipe tem um crush pelo nosso herói. – Entra na fila Carlinhos!)
outlander-prestonpans-review-76480_bigA batalha. Os Highlanders avançam como bárbaros gritando Tularch Ard e massacram os Casacas Vermelhas, enquanto as mulheres ouvem impotentes os gritos e os disparos que se seguem. A batalha é sangrenta, como deveria ser, e os feridos começam a chegar ao hospital. Ross trás Kincaid, já sem vida, em seus ombros. Claire corre para socorrê-lo, mas é tarde demais.
No meio da batalha Fergus está completamente perdido e assustado. Os soldados britânicos, apavorados, batem em retirada. Os prisioneiros ingleses começam a chegar no hospital, Angus trás Rupert ferido e exige que Claire faça alguma coisa para salvar seu amigo. O próprio Angus está ferido, mas ele diz para Claire não se incomodar com ele e cuidar apenas de Rupert. Jamie chega com Murtagh, ele está feliz pela vitória e beija Claire, que respira visivelmente aliviada com a chegada do marido. Claire encontra Fergus em estado de choque, ele confessa que matou um homem e Claire o abraça e o leva para descansar.
Outlander_2.10_prestonpans_dougal_the_slayerDougal, ainda sob o frenesi da batalha, ataca e mata os soldados britânicos feridos. Ele se depara com um velho conhecido, o Tenente Jeremy Foster. Foster está ferido e pede que Dougal o leve para o hospital. Dougal diz que a batalha ainda não acabou, Foster responde dizendo que os escoceses jamais derrotarão o poderoso exército britânico. Dougal fica revoltado e mata o jovem Tenente à sangue frio.
No hospital, Claire percebe que Jamie está ferido e pede para ele urinar em um vidro, ela quer ter certeza que ele não machucou os rins. Jamie aposta com os soldados inimigos que é capaz de acertar o vidro à distância. Charles Stuart chega nesse momento para parabenizar e agradecer a todos. O Príncipe diz que sua alegria não é completa, pois considera que os derrotados são igualmente seus súditos.
8Dougal chega e fica furioso ao ver os Casacas Vermelhas, ele parte para o ataque e Jamie o impede. Charles fica ultrajado e diz para Dougal que eles são irmãos e que não quer um bárbaro como ele em seu exército. Jamie sugere que Dougal seja promovido e enviado para longe, assim o Príncipe nunca mais precisará vê-lo. Dougal agradece a Jamie e diz que sua sagacidade se compara à esperteza do próprio Colum MacKenzie.
Dougal percebe que há alguma coisa errada com Angus e ao se aproximar ele vê que Angus está agonizando. Claire e Jamie também se aproximam, mas novamente Claire se vê impotente diante da morte iminente de Angus. Rupert se levanta com muito esforço, pega a espada de Angus e a leva até o peito. Rupert está chorando, Dougal está chorando, Jamie e Claire estão chorando. (Eu, definitivamente, estou chorando copiosamente).
Finalmente chegamos ao momento em que Jamie afirma que, mesmo tendo vencido a batalha, como Claire já havia anunciado, o gosto da guerra ainda é amargo.
Os homens cantam e bebem para aplacar a tristeza. De minha parte, eu prefiro não pensar em tudo que vai acontecer em breve no campo de Culloden e no quão amargas serão as consequências dessa guerra para Claire e Jamie Fraser.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s