(Review) Outlander 2:08 – The Fox’s Lair

Por Ethel Duveen28WATCHINGRECAP1-master768

Estamos de volta à linda e querida Escócia! Eu quase infartei quando vi que a abertura mudou – agora tem cenas da segunda metade da temporada. Ficou linda, como sempre. Existe prêmio para melhor abertura? Outlander precisa ganhar esse prêmio. São detalhes como esse que fazem a diferença e ajudam a tornar essa série tão especial para nós. Por falar em detalhes, a imagem daquela bela raposa velha no início do episódio – uma óbvia referência ao detestável Lord Lovat – foi um toque de mestre também. Muito bem, Starz!!! Vamos rever o que aconteceu nas Highlands no último sábado. Já vou avisando: elogios e críticas virão à seguir.
Outlander-The-Fox-s-Lair-2x08-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39648236-3600-2400

Outlander-The-Fox-s-Lair-2x08-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39648244-1800-1200Jamie e Claire estão de volta à Lallybroch. A família Fraser está comemorando a colheita de batatas e planejando um jantar para celebrar o sucesso da empreitada. Eles estão relaxados, estão bem próximos, estão felizes, mas as coisas nunca são tão simples para Jamie e Claire. Ian chega com a correspondência, que contém livros e cartas de parentes e amigos e há também uma carta de Jared Fraser endereçada à Jamie. A carta trás a assinatura de Jamie (forjada) jurando lealdade a Charles Stuart . O Bonnie Prince já aportou na Escócia e Jamie precisa tomar uma decisão.
Claire sugere que eles fujam para a Irlanda, ela não acredita mais na possibilidade de mudar o futuro. Jamie diz que embora eles tenham fracassado em Paris ele ainda acredita que podem fazer alguma coisa para mudar o desfecho da história. Jamie está decidido a apoiar os jacobitas e ajudá-los a derrotar o exército britânico. Jamie diz que Claire salvou a vida de inúmeras pessoas e com isso ela certamente mudou o futuro daquelas pessoas. Jamie não quer lutar pelos Stuart, ele diz que luta para proteger sua família, seu povo, seu país. (Oh, Jamie, tão patriota e tão honrado sempre!)

Outlander-The-Fox-s-Lair-2x08-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39648240-1800-1200

Outlander Season 2 2016

Na carta Charles Stuart pede que Jamie procure seu avô, Lord Lovat, e peça o seu apoio. Jenny e Jamie discutem, ela diz que ele vai se humilhar ao procurar o avô e que o velho Lovat não faz nada que não seja do seu próprio interesse. Jamie diz que vai passar por cima do orgulho para tentar salvar seu povo e não admite mais argumentos. (Confesso que gosto desse Jamie, o Jamie do livro, o Jamie que se impõe, o Jamie que é um líder nato, o Jamie que nem sempre acerta, mas que sempre tem a última palavra.)
Jamie e Claire vão para o quarto, ele se desculpa por não ter contado para ela que seu pai era um bastardo antes deles se casarem. Ele tira a blusa e Claire o beija e fala que isso não tem importância. (Jamie, querido, olhando para você sem camisa que diferença faz se o seu avô dormiu com a empregada? A única coisa que posso dizer é todos os seus antepassados estão de parabéns!) Claire, que não é boba nem nada, chama ele para a cama. (Vai Jamie, vai!)
Claire acorda no meio da noite e ouve a voz de Jamie. Ela sai do quarto e vê que ele está sentado conversando a bebê de Jenny. Falando gaélico! Jenny se aproxima de Claire e percebo que suas palavras saíram na íntegra do texto original de Diana Gabaldon. (Que delícia quando ouvimos repetidas fielmente algumas das falas do livro! Foi a cena mais linda do episódio, Jamie falando com a bebê e Claire obviamente pensando em Faith. Meus ovários me lembram que precisamos ter um filho desse homem. Para acalmá-los eu prometo que vou tentar.)

Outlander-The-Fox-s-Lair-2x08-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39648233-1800-1200

Outlander-The-Fox-s-Lair-2x08-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39648242-1800-1200No dia seguinte Claire e Jamie partem para o Castelo Beufort e se surpreendem ao encontrar Colum MacKenzie lá. Colum diz que quer discutir com Lovat o apoio à Charles Stuart. O insuportável Lord Lovat chega e manda Claire se retirar para que os homens possam falar de política.
Ok, a polêmica aparição de Laoghaire. Ela se mostra arrependida e contrita diante de Claire e Claire diz que não a odeia, sente pena dela por tudo que ela fez por alguém que nunca vai amá-la. (Sinceramente a aparição de Laoghaire não me incomodou tanto, acredito que isso terá um propósito mais adiante. Mas há um desdobramento dessa aparição, que comentarei daqui a pouco, e isso sim me incomodou bastante.

Lord Lovat oferece um jantar para seus convidados e Jamie faz um discurso tentando demonstrar que o apoio de todos à causa Stuart é fundamental para que eles tenham alguma chance de derrotar os britânicos. Colum muda o rumo da conversa tentando desacreditar Charles Stuart. Colum já presenciou outras rebeliões mal sucedidas e prefere não expor os MacKenzie de Leoch como traidores do Rei George.
Depois do jantar Jamie e Claire conversam no quarto e Jamie diz que seu avô poderia ter simplesmente negado seu apoio mas não o fez, Jamie sabe que ele está esperando ganhar alguma coisa com isso.

outlander-promo-s02e08-the-foxs-lair-hd-720p-mp4_000008758
Lord Lovat e Jamie conversam no escritório da velha raposa. Jamie quer saber o que ele espera ganhar afinal e o avô diz que em troca do seu apoio ele quer Lallybroch, as terras que Brian Fraser tanto amava. Lovat se ressente do filho por ter preferido continuar em Lallybroch mesmo depois da morte de Elen. Jamie se recusa a entregar Lallybroch e Lovat ameaça a honra de Claire. Jamie diz que ela é uma Dama Branca e que aquele que tentar forçá-la terá sua alma queimada no inferno. Nosso herói sabe que o avô é supersticioso e que não fará nada contra Claire se acreditar que ela é uma bruxa.

BN-OF799_laogha_G_20160528120020Claire diz para Jamie que eles precisam ajudar Simon, o filho, a criar coragem para enfrentar o pai e apoiar Jamie, ela diz que ele está apaixonado por Laoghaire e que vai pedir ajuda à ela. (E foi exatamente essa atitude absurda da Claire que me incomodou. Ela vai até Laoghaire, que está “inocentemente” cheirando a blusa de seu marido, e pede para ela ajudar Simon a ter auto-confiança. Claire vai além e pede que ela faça isso não por ela, mas por Jamie. Como assim? Claire virou essa pessoa manipuladora, disposta a usar os sentimentos de Laoghaire por Jamie para convencê-la a ajudar? Ninguém gosta da Laoghaire, mas nem por isso vamos nos rebaixar ao nível dela. Não dá pra engolir essa, a Claire do livro jamais faria isso. Desnecessário!
Laoghaire faz o que Claire pediu e Claire tem um encontro com Maisri, a vidente de Simon Lovat, na igreja. Maisri diz que teve uma visão de Lovat com um carrasco e um machado atravessando seu rosto.
Jamie diz para Claire que não tem outra saída a não ser entregar Lallybroch em troca do apoio de Lovat, mas quando ele vai assinar a escritura da propriedade Claire finge ter uma visão e usa a visão de Maisri para amedrontar Lovat. A raposa velha parte para atacar Claire e Jamie a protege. Nesse momento Simon cria coragem e enfrenta o pai dizendo que vai apoiar seu primo Jamie. Com isso, Lovat e Colum assinam o pacto de neutralidade no conflito.

1710
Jamie e Claire estão se preparando para ir embora e ela pede para Jamie agradecer a Laoghaire. Jamie diz que não tem por que agradecer, mas ela insiste e ele vai. (Joga seu marido pra cima da venenosa Claire, depois não venha reclamar. Desnecessário de novo.)
Jamie vai agradecer a Laoghaire e quando ele dá as costas ela diz que ainda vai conquistar o seu perdão e o seu amor. (Sonsa, mentirosa, não mudou nada, não está arrependida nada!!!!!)

1413 Jamie se despede de Colum e o tio pede que ele volte para a casa e não se envolva na rebelião. Jamie não tem escolha, ele já está envolvido até a raiz daqueles lindos cabelos da cor do outono. (Ahhhh, aqueles cabelos!!)
Jamie, Claire e Simon estão partindo das terras da raposa e eis que no alto de uma colina surgem os homens de Lovat. Todos ficam surpresos e o velho Simon manda o jovem Simon liderar seus homens. Lovat agradece à Claire; graças à ela ele terá o favor de George, pois não apoiou Charles diretamente, mas também terá o favor de Charles, afinal seu filho e seus homens lutarão por ele.
P.S. – Eu amei o final do episódio com os Highlanders marchando altivos em seus cavalos e a bandeira da Escócia tremulando sobre eles.
P.S. 2 – Também amei a raposa velha, Clive Russel ficou perfeito!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s