Todo Seu (Sylvia Day) e a série Crossfire

por Mariana Guarilha

A série Crossfire possui cinco livros: Toda sua, Profundamente sua, Para sempre sua, Somente Sua e o recentemente lançado no Brasil Todo Seu. Nos planos originais da autora  a série teria três livros, e isso se traduz em dramas que se estendem desnecessariamente.

Famosa pelo erotismo, Sylvia Day deixa a desejar nas cenas de sexo um tanto comuns e repetitivas (toda vez que descrevia as veias do pau do Gideon, eu perdia dez minutos cantando Unidos do caralho a quatro), porém tem o mérito de dar nome aos órgãos sexuais, ao contrário do que acontece em Cinquenta Tons de Cinza(E.L.James), obra que conta uma história parecida.

Os protagonistas

evaEva Trammel é filha de uma socialite e um policial. Sua mãe coleciona casamentos com “figurões” e dá bastante valor a segurança conquistada com o dinheiro.Teve uma série de problemas devido a violência sexual que sofreu no início da adolescência, mas parece ter superado bem os fantasmas do passado. No início da série, especificamente no livro Toda Sua, ela está de mudança para Nova York para ingressar em seu primeiro emprego. Apesar de aceitar que sua mãe e o padrasto custeiem seu apartamento no Uper West Side, ela não aceitou a ajuda deles para facilitar seu caminho na vida profissional, e começa a trabalhar como assistente de um publicitário. Além da mãe e do padrasto, que vivem na cidade, ela também possui a segurança de ter se mudado com seu melhor amigo Cary, um modelo bissexual que ela conheceu na terapia de grupo.

Gideon Cross é um milionário extremamente jovem que tem problemas de convivência com a família. Quando criança seu pai arquitetou um esquema de pirâmide e caiu em desgraça pública , se matando logo em seguida. Também tem um histórico de abuso sexual na infância, e ao contrário de Eva, nunca teve o apoio da família para superar o trauma.De início é apresentado como um homem muito sozinho, mas a autora muda de ideia e acaba incluindo alguns amigos na trama : Manuel, Arash e Arnoldo, parecem que ter futuro como protagonistas.

6772abca3af460e10359879458162ae8

Fanart mostra Cary, Eva e Gideon

O passado de Eva e Gideon

henry_cavill_by_fandiasO livro em que conhecemos os personagens não se demora a nos apresentar sua rotina antes que eles sejam colocados juntos. Eva se encontra com Gideon quando vai conhecer seu local de trabalha que fica no Crossfire, edifício onde está localizada a sede de sua empresa. A autora não especifica muito a área de atuação de Gideon, mas fica claro durante a leitura que ele possui uma cadeia internacional de hotéis, algumas casas noturnas,  e que é dono do prédio onde Eva mora e também do prédio onde ela trabalha. Gideon também é o acionista majoritário da Vidal Records, empresa da família de seu padrasto. Conforme lemos descobrimos que a necessidade de manter as pessoas sob controle faz com que Gideon escolha se tornar o dono de algumas propriedades.

Eva aproveitou a época da faculdade para se reaproximar do pai. Victor Reys, um policial latino que sua mãe desprezou por precisar do escudo de riqueza que seus maridos milionários sempre ofereceram, é carinhoso com Eva, muito mais caloroso inclusive que a mãe com quem ela teve mais contato. Mônica, a mãe de Eva sempre se mostrou bastante controladora, e Eva desculpava suas intromissões acreditando que seu comportamento fosse causado pela culpa que sentia em relação ao que aconteceu com ela no passado.

A não ser pelas sequelas de violência sexual (aliás, aviso de gatilho, há pelo menos uma descrição bem gráfica de violência sexual na série) que ambos carregam, os problemas enfrentados pelo casal são bastante corriqueiros: ciúmes do ex, insegurança, dificuldade em se abrir, o tipo de drama que as pessoas se identificam por que são problemas que elas já viveram.

crossfire

Dramas Paralelos:

Megumi

031_klsadakoA moça trabalha na mesma empresa que Eva, e as duas mantém uma relação amigável. Quando Megumi conhece um homem que parecia ter todos os atributos necessários: bonito, rico e bem-educado, parecia que teríamos outro casal feliz. Porém nossas esperanças são frustradas quando Megumi passa um tempo sem aparecer no trabalho.Quando retorna pede para conversar com Eva em particular e é revelado que o rapaz estava sendo extremamente violento com ela em jogos sexuais que escaparam do controle. Após o acontecido a alegre recepcionista já não se sente bem perto dos homens. Não dá para ignorar que Eva parecia correr o mesmo risco com Gideon.

caryCary

O melhor amigo de Eva tem graves problemas, desde a época em que eles moravam na Califórnia Eva percebeu que Cary utiliza o sexo para se distanciar das pessoas. Bissexual, ele mantém um relacionamento com Tatiana e Trey ao mesmo tempo. Quando se descobre apaixonado por Trey, Tatiana revela que está grávida.

catherine_deneuve___jeune_by_eketapeng-d50fo3i

Mônica Trammel

A mãe de Eva apesar de ter se apaixonado na juventude por um policial, decidiu que precisava ter dinheiro para se proteger.Porém a personagem é muito mais do que a socialite cabeça-oca que poderíamos imaginar por suas pequenas aparições nos quatro primeiros livros. Sua história está cheia de lacunas que demonstram que ela é alguém muito diferente do que aparenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s