(Review) Outlander 2:05-Untimely Resurrection

por Ethel DuveenBN-NX671_versai_G_20160507161504

ch9rwquukaabqazEsse episódio foi o início de fortes emoções que teremos daqui pra frente. Preparem os corações porque vem “chumbo grosso” por aí. Por enquanto vamos falar da ressurreição de Black Jack, da volta do kilt de Jamie ❤ e da polêmica atitude de Claire.

A ação começa com os empregados arrumando a casa após o desastroso final do jantar dos Frasers. Claire está acordada, preocupada com Jamie, que foi levado para a Bastilha, mas logo ele chega e está intacto, graças à Deus. Fergus adormeceu no sofá enquanto fazia companhia à Claire e Jamie o carrega no colo até o quarto. Jamie e Claire conversam sobre as conseqüências do jantar e Jamie diz que apesar de tudo o saldo foi positivo, o Duque percebeu que Charles é um mal investimento.

Na cena seguinte Jamie e Murtagh estão conversando no depósito de Jared e Murtagh diz que se sente culpado pelo ataque à Claire e Mary. Jamie diz que ele deve seguir o Conde e provar sua ligação com o grupo Les Disciples, supostamente a gangue responsável pelo ataque. Murtagh jura que vai entregar a vingança aos pés de Jamie.

Screen-Shot-2016-05-05-at-120759Claire vai à casa de Silas Hawkins para ajudar Mary a se recuperar. Mary confessa, mais uma vez, seu amor por Alex e pede que Claire entregue uma carta na Bastilha, escrita pela própria Mary, alegando a inocência de Alex. Mary acredita que assim ele poderá ser solto e os dois irão se casar. Claire se sente divida, pensa em destruir a carta – ela sabe que para garantir a existência de Frank no futuro Mary deve casar-se com Jack Randall e não com Alex.

205tunein_2560x1440Charles vai até o depósito de Jared conversar com Jamie, ele está muito empolgado porque conseguiu um investidor para a causa dos Stuart. Jamie pergunta quem seria esse investidor e Charles diz que é ninguém menos do que o Conde de St. Germain. Jamie o alerta para o perigo de fazer uma aliança com St. Germain mas o Príncipe diz que está tranqüilo porque o próprio Jamie estará ao lado do Conde para vigiá-lo de perto e defender os interesses de Charles. Aqui começam as fortes emoções: o kilt de Jamie voltou e junto com ele os famosos e definitivamente pornográficos joelhos de Sam Heugham! #SOCORRO!

f3162100

Claire caminha com Alex pelo jardim e subentende-se que ela decidiu entregar a carta de Mary e assim Alex foi solto. Mas ela está decidida a impedir que os dois se casem e consegue convencer o rapaz que será melhor para Mary se eles se separarem. Claire está visivelmente culpada e sofrendo ao tomar essa atitude – ela fará coisas ainda piores para garantir que Frank não deixe de existir no futuro. Claire está diante de um dilema ético. Os fins justificam os meios? É justo impedir a felicidade de duas pessoas que se amam para proteger uma terceira que ainda nem nasceu? É válido se omitir quando você sabe que o futuro de alguém que você ama está em risco? – E não se enganem aqui, Claire ama Frank. Ele não é o amor da sua vida, esse é Jamie,mas ela o ama também, há carinho, há amizade, há compaixão. Mesmo assim foi bola fora, Claire. Importante lembrar que a Claire não se intromete na relação de Alex e Mary no livro. Ainda bem. Voltarei ao dilema ético no final resenha.

outlander11280jpg-6da49c_1280w

fullscreen-capture-4212016-35755-pm-bmpJamie e o Conde se encontram na Maison de Madame Elise para discutir os detalhes da negociação do vinho. O Conde diz que não se esqueceu do quanto Claire o prejudicou e Jamie ameaça St. Germain dizendo que quando ele descobrir quem atacou sua mulher esse homem terá uma morte demorada e dolorosa. Se olhares pudessem matar alguém nenhum dos dois teria saído vivo daquela mesa.

Em casa Jamie conversa com Claire sobre os planos de St Germain e ela tem uma ideia. Eles podem tentar simular os sintomas da varíola em algum tripulante do navio e assim fazer todo o empreendimento de Charles fracassar. Veremos.

 Jamie dá um jogo de colheres de prata de presente para Claire e ela confessa que tem medo de não ser uma boa mãe, uma vez que ela mesma quase não se lembra de sua própria mãe. Jamie diz que eles aprenderão a ser pais juntos, ela diz que o ama e ele responde: “I love you too, Mo Nighean donm.” As coisas estão indo tão bem! <3<3<3

Mas não por muito tempo…

Outlander-Season-2-Episode-5-Starz-TV-Series-Promotional-Photos-Trailer-Tom-Lorenzo-Site-7

Claire e Jamie estão nos jardins do Palácio de Versalhes e o Duque de Sandringham chega. Dessa vez ele elogia Claire – que de fato está magnífica com esse vestido, meu preferido de toda a temporada. Terry Dresbacht é DIVA! Jamie acompanha o Duque, examinando os cavalos e ajudando-o a escolher os melhores. Sandringham diz para Jamie que percebeu o quão tolo Charles Stuart é, e que está surpreso por Jamie ainda apoiá-lo. O Duque pergunta como Jamie pode julgar tão bem os cavalos e tão mal as pessoas, Jamie diz que o Rei legítimo é James Stuart, e não Charles, e é por James que ele luta.

181

frank-s-fate-hangs-in-the-balance-with-black-jack-s-untimely-resurrection-on-outlander-967640Annelise chama Claire para um passeio nos jardins, ela quer fazer ciúmes em Claire, mas isso fica em segundo plano porque é nesse momento que aparece o “ressuscitado” Black Jack. Claire fica chocada, mas o apresenta para Annelise e quando Annelise diz que vai chamar Jamie a expressão de Jack Randall é a de um predador farejando a presa. Ele fica fascinado, encantado, inquieto, exige saber onde Jamie está. Claire tenta se desvencilhar dele dizendo que Jamie vai matá-lo ali mesmo, porém ele lhe diz que empunhar a espada na presença do Rei é um crime punido com a morte. Claire responde “Fuck the King!” Bato muitas palmas para Claire nesse momento!

Outlander-2x05

tumblr_o6ug9pmURm1uzmcmoo1_1280Na verdade o Rei Louis realmente está se aproximando deles e Claire o apresenta a Black Jack. Jamie se aproxima deles e a tensão entre ele e Black Jack é paupável. Claire pergunta o que Jack Randall faz ali e ele diz que foi à França para interceder por seu irmão junto ao Duque de Sandringham. O Rei diz que ele deve suplicar de joelhos e relutantemente BJ se ajoelha diante do Rei. Diante de Jamie. A expressão de pura satisfação no rosto de Jamie me faz querer beijar o Rei!! Louis, você ganhou todas as estrelinhas douradas do episódio! Essa cena lavou a minha alma.

Claire diz que não se sente bem e o Rei dispensa a Jamie e sua esposa de sua presença. Jamie está preocupado, mas Claire diz que só queria sair dali. Jamie pede que ela o aguarde e volta para falar com Randall. Ele conta para Claire que desafiou Black Jack para um duelo e o desafio foi aceito. Eles vão para casa e Jamie chega extasiado e pede a Fergus para chamar Murtagh. Claire vai direto para a Bastilha.

5-1

Jamie e Murtagh estão conversando sobre os detalhes do duelo, Claire chega e diz que não haverá duelo. Ela conta que acusou Black Jack de ser o responsável pelo ataque à ela e Mary Hawkins.  Jamie não compreende e ela diz que duelos são ilegais na França e que ele deve pensar nela e na criança. Jamie argumenta que há lugares onde eles podem duelar sem ser vistos e Murtagh diz que não vai deixar Jamie ser pego. Claire expulsa Murtagh do quarto e diz a verdade para Jamie, que ele não pode matar BJ pelo bem de Frank. Dá pra ver que Claire está sofrendo por pedir isso à Jamie. Mas ele está sofrendo muito mais. “Será que eu preciso carregar as fraquezas de todo mundo? Não posso ter minhas próprias fraquezas?”, ele pergunta para Claire. Ela diz que está pedindo um tempo, um adiamento da vingança, mas Jamie está irredutível e ela joga a última cartada: “Você me deve uma vida James Fraser”. Jamie fica completamente perplexo com as palavras de Claire, mas diz que vai pagar a dívida. “Um ano e nenhum dia a mais”. Claire tenta tocá-lo, mas ele não permite.

Outlander-Untimely-Resurrections-2x05-promotional-picture-outlander-2014-tv-series-39585521-500-333

Voltemos ao dilema ético. Pedir para Jamie poupar Black Jack é uma das atitudes mais polêmicas de Claire, opiniões se dividem aqui. Particularmente nunca consegui perdoar essa atitude. Na série ficou ainda pior que no livro. No livro o que cura Jamie é o amor de Claire, na série o que o tira desse processo pós-traumático é a ideia de matar Randall e vingar sua honra. E Claire nega isso a ele? Como o próprio Jamie diz, justo ela que sabe tudo que Jack Randall fez com ele, tudo que ele suportou para salvar a vida dela? É complicado. Existe outro sentimento de Claire envolvido aqui: culpa. Culpa por ter escolhido Jamie e deixado Frank pra trás, culpa por ter magoado alguém que de forma nenhuma merecia isso. Mas que escolha ela tinha? Ela encontrou seu verdadeiro amor e não poderia ter agido de outra maneira. Como disse, é um dilema, é complicado e o sofrimento de Claire e Jamie com esta questão ainda vai piorar bastante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s