(Review)Outlander 2:03- USEFUL OCCUPATIONS AND DECEPTIONS

Por Ethel Duveen

Outlander Season 2 2016“Ocupações úteis e trapaças”. O título do episódio resumiu de forma muito honesta o que nós assistimos no último sábado. E não foi nada muito além disso, fiquei com a sensação de estar vendo uma introdução que simplesmente está ficando longa demais.

outlander-teaser-141O dia já amanheceu e Claire desperta com a chegada de Jamie depois de outra noite no bordel com Charles Stuart. Preciso elogiar, de novo, o trabalho espetacular de Terry Dresbrach. O que é aquele roupão da Claire? Representa perfeitamente a opulência do estilo de vida dos Frasers em Paris (Quero um pra mim, lindo demais, a cara da riqueza!). Claire e Jamie se cumprimentam de forma superficial e Jamie sai novamente, apressado, para cumprir seu segundo turno de trabalho cuidando dos negócios de Jared.

Mais tarde Claire está com Louise e Mary Hawkins e se dá conta de que Black Jack não pode morrer antes de se casar com Mary ou não haverá nenhum Frank Randal no futuro.

Outlander-2x03-3

O flagrante de Murtagh com Suzette foi hilário. Adorei ver que o Murtagh mesmo sendo “cavalgado” por Suzette continua com aquela cara de poucos amigos. Hilário e se depender de mim podem continuar a fazer esse tipo de mudança.

outlander-teaser-151O diálogo entre Jamie e Duverney na cena do jogo de xadrez deixa claro a intenção dele de manipular Duverney e sabotar os planos de Charles Stuart. E que cenário maravilhoso, um presente para os olhos!!! Por falar em presente para os olhos, Sam está um espetáculo! Alguém  pode me explicar como ele consegue ficar lindo de qualquer jeito, seja sujinho nas urzes escocesas ou vestido como um príncipe no palácio de Versailles? “Num guento”, não!.

Claire vai até a loja de Mestre Raymond e ele, percebendo a necessidade dela de ajudar as pessoas, sugere que ela vá trabalhar como voluntária no L´Hospital des Anges. É importante mostrar isso porque esse impulso de cuidar dos doentes é um dos traços mais importantes da personalidade de Claire. Ela faz isso o tempo todo, em todos os livros, e sempre que aparece alguém doente na história eu imagino a Claire pensando: “Um doente! Me solta que eu preciso curar ele!” Eu respondo mentalmente: Vai lá arranjar encrenca, vai Claire!.

outlander-teaser-171

Jamie descobre que Charles Stuart já tem uma boa parte do dinheiro para financiar a rebelião, e percebe que não estava tão bem informado quanto acreditava. Claire vai até o hospital e nós somos apresentados a Madre Hildegarde e Bouton. Se tem uma coisa que a Starz faz muito bem é a escalação do elenco. Como não se emocionar vendo essas pessoas que só existiam na sua cabeça ganharem uma forma física tão perfeita? Amei a Madre Hildegarde e o cachorrinho que faz o papel de Bouton é gostoso demais com aquele pelo todo arrepiado e sempre fiel aos pés de sua dona. A cena em que ele faz o diagnóstico da infecção na perna de um paciente ficou idêntica a passagem do livro, palmas pela belíssima atuação de Bouton!

Jamie chega em casa e Claire não está lá, ele fica aborrecido e começamos a ver um Jamie um pouco menos apático. Eles discutem quando ela chega  e ele descarrega sua frustração: “Quando é que eu me sinto bem? Quando é que eu encontro um significado no meu dia?” Ambos estão desconfortáveis no papel de conspiradores e mentirosos, eles não são essas pessoas que estão fingindo ser.

520

Outlander-2x03-830x548Agora vem a cena que mais me incomodou no episódio. Suzette fala para Murtagh que sabe que nada acontece na cama de Claire e Jamie. Fala com todas as letras! Entendo que a intenção é retratar o trauma de Jamie, mas isso deveria ter sido mostrado no final da primeira temporada. Não porque tenha que ser igual ao livro, mas porque mostrar isso agora ficou fora de contexto e nos obriga a ver um Jamie fraco e sexualmente impotente, o que distorce completamente o personagem que tanto amamos. Se é pra mostrar o trauma pelo menos mostrem também o processo dele sendo curado pelo amor da Claire, ele está completamente sozinho em sua dor. Não dá pra engolir isso não, quem são essas pessoas? Cadê o Jamie super carinhoso que tem até medo de fazer amor com Claire para não machucar o bebê? Cadê a Claire que o ama e o cobre carinho e cuidado quando ele sofre com as lembranças do estupro? Diana, faça alguma coisa pelo amor de Jamie Fraser!

Outlander Season 2 2016Jamie contrata Fergus para roubar as cartas dos Stuart e o leva para morar com eles. O pequeno Fergus é muito fofo, e assim conhecemos mais um personagem muito querido do livro. Adorei o detalhe dele ter roubado o Sawny, outra mudança que acrescentou graça à história.

 Jamie pede ajuda à Madre Hildegard para decifrar o código em uma partitura e eles descobrem que quem está apoiando Charles Stuart é o Duque de Sandringham. Jamie, Claire e Murtagh estão comemorando essa descoberta, porém quando Jamie se afasta Murtagh lembra Claire que quando ele se encontrar com Sandringham vai descobrir que Black Jack está vivo. Claire vê a alegria de Jamie, olha para sua mão, ainda machucada, e não tem coragem de contar a verdade. Eles se abraçam e o episódio termina com um sorriso aniquilador de Sam Heugham.

fullscreen-capture-4212016-23052-pm-bmp

PS: Tá bom Starz, mordemos a isca do sorriso, e agora estamos ansiosas para o próximo episódio, onde eu espero muito ver um pouco mais de amor entre Jamie e Claire. Se tiver um pouco de sexo também, eu não reclamo não.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s